A visão dos europeus sobre o Brasil


O modo como os brasileiros são vistos por alguns europeus foi algo que me chamou a atenção nessa minha temporada vivendo nesse continente. De modo geral, a primeira coisa que um estrangeiro faz quando descobre que alguém é brasileiro, é abrir um sorriso. É uma atitude automática, que passa a impressão de que uma áurea positiva acompanha a resposta para a pergunta "where are you from?". A partir do momento em que descobrem a origem brasileira, os europeus se tornam ainda mais simpáticos e dispostos a um bom bate-papo. E, na maioria dos casos, essa atitude não é maliciosa, é simplesmente por terem um conceito de que nós somos receptivos e agradáveis.
E, evidentemente, esse fato me surpreendeu, especialmente porque eu acreditava que sofreria preconceitos e olhares de pena por ter vindo de um país considerado de terceiro mundo. Ledo engano. Na verdade, o contrário está bem mais próximo da realidade. Conheci alguns holandeses e suíços que me contaram de suas viagens ao Brasil e do quanto gostaram do país, do clima, do acolhimento do povo. Alguns deles também comentaram sobre os problemas evidentes no país, como criminalidade e corrupção, mas as observações foram feitas com ar de preocupação e interesse, ao invés de arrogância.
O fato é que eu possuía um pré-conceito sobre o possível preconceito dos europeus a respeito do Brasil. Em minha concepção, eles teriam um pensamento negativo sobre nosso comportamento e cultura e até certo desinteresse e alienamento sobre o assunto. Felizmente foi um equívoco. Por outro lado, os brasileiros que residem aqui na Europa, não têm por hábito tecer bons comentários sobre o país de origem. A maioria dos conterrâneos enfatiza os problemas políticos e sociais enfrentados no Brasil e sequer cogita possíveis mudanças ou melhorias, talvez por já ter adotado essa terra como natal.
Em todo o caso, ter a oportunidade de reconhecer seu país de origem através das impressões de pessoas que estão do outro lado do oceano, é sempre uma boa experiência, principalmente para reavaliar os próprios julgamentos e contribuir com informações mais realistas e, se possível, positivas. Por fim, a receptividade dos europeus tem sido uma excelente surpresa e um bom meio para fazer novas amizades e, de repente, convencer uns a visitar o país do futebol – já que esse conceito ainda não mudou por aqui.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A origem das facções criminosas no Brasil

Back to my home country